PARÁBÉNS MAMÃE!!!!!!!

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

31º Domingo do Tempo Comum

A humildade carrega Jesus
Por: Solange do Nascimento e Gisella Parreira Batista


Técnica: Dramatização


Personagens: camelo, elefante, cavalo, jumentinho, anjo
Há muito tempo atrás, no reino dos bichos, houve uma séria discussão entre eles...
Lá estavam o elefante, o camelo, o cavalo e o jumentinho... Eles representavam o meio de transporte do reino dos bichos e era por isso que estavam todos inquietos: o Senhor Deus iria mandar um anjo até eles, para escolher um dentre eles, em especial, para transportar Maria, José e o Menino Jesus para o Egito... Qual deles seria?
E lá vem o camelo... Todo imponente... Dando passos largos e falando bem alto:
Camelo: Sou eu o escolhido do Senhor... Pois sou alto, tenho reservas de água... Um animal exótico... Próprio para o deserto... E... Além do mais, Maria vai gostar de toda essa beleza!
E logo fala o elefante:
Elefante: Deixe disso, camelo! Deixa de ser rabugento! Vê se Maria vai gostar de um monte de osso como você... Ainda mais com essa corcunda balançante... Ela vai gostar é de mim, gordinho, de uma montaria assim fofinha como eu... Macio... Tranqüilo... Forte! Posso até levar o Menino Jesus na tromba com todo cuidado... Lá na índia, todo mundo que quer viajar tranqüilo precisa ir é de elefante!
E o cavalo ouvindo todo aquele papo, disse:
Cavalo: Ó, xente! Que bichos vaidosos! Um cheio de ossos... Outro, banha para todo lado... Assim essa viagem ia demorar demais e o Menino Jesus ia chegar no Egito de barba! Vê se pode! Eu, sim sou o mais indicado! Pois sou veloz... Quente como a areia do deserto. Sou escolhido pelos árabes como o melhor meio de se atravessar o deserto com rapidez e segurança...
E o jumentinho que tudo ouvia, disse:
Jumentinho: Ô, gente... Não querendo interromper... Assim não é... Se não for incômodo... Eu também queria me candidatar ao cargo... (todos animais criticam o jumentinho)
-UAUAUA! (camelo)
-RURURU! (elefante)
-RIRINRIMRIM (cavalo)
Jumentinho: Não gente... Se não der para levar, eu quero só ficar olhando... Ver Maria... José... O Menino...
E disse o cavalo:
Cavalo: Ora, vejam só esse primo pobre... Veja lá burrico... Você é insignificante... Mixuruca...
E disse o camelo:
Camelo: Veja que bichinho simplório... Jumentinho-burrinho...
E também, disse o elefante:
Elefante: Além de tudo, olha o tamanhozinho dele... Vê se pode... Você acha que o Senhor Deus ia escolher logo você, jumentinho?
E ele, o jumentinho, murchando as orelhas ficou no seu canto até que chegou o grande momento... O enviado do Senhor, o anjo Gabriel, veio até eles... E...
Logo, logo, o camelo se adiantou e foi dizendo:
Camelo: Já estou pronto! É só um tempo de arrumara corcova... E pronto!
Elefante: Ê, camelo, que isso? Sou eu, já falei!
Cavalo: Genteeem... Aqui eu de ferradura nova, Não tem para vocês, não!
Anjo: Pois vocês todos se enganaram... O Senhor Deus fez a escolha de acordo com o Seu Próprio coração... E o escolhido foi... O jumentinho!
Camelo: O quê?
Elefante: O jumentinho-burrinho?
Cavalo: Aquele baixinho ali?
Burrinho: Eu, mesmo?
Anjo: Sim, é você! Porque você é pequeno no tamanho e grande de coração!
E os outros animais ficaram admirados com a escolha e envergonhados com o que haviam falado... Reuniram-se e pediram desculpas ao jumentinho que disse:
Jumentinho: Não tem problema! Eu gostaria de que todos vocês também o carregassem... Mas, como não é possível, assim que voltar conto tudo sobre o que aconteceu... E falo para Maria o quanto todos vocês gostariam de estar no meu lugar.
E lá se foram Maria, José, o Menino Jesus e o jumentinho... Que nos deixa a grande lição de hoje: perdoar aqueles que fazem maldades conosco... Amar até quem não gosta de nós! Ser simples e nos doarmos de coração ao Senhor, mesmo que para isso eu tenha que dar tudo que possuo, assim como a viúva deu tudo o que possuía, mesmo sendo tão pouco aos olhos dos que tinham muito.

Fonte de pesquisa (preces e leituras) - www.homilia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails